Ao contrário do que muitos pensam, o paisagismo não é apenas a arte de elaborar jardins e praças. Então afinal, o que é paisagismo? Continue lendo para entender.

De acordo com o dicionário, a palavra paisagismo tem por definição: “ Técnica e arte de elaborar projeto paisagístico de áreas externas, de uso coletivo, detalhando os elementos (naturais e materiais) a serem utilizados, projetando a iluminação e a circulação e especificando e distribuindo o plantio, visando a integração e a segurança do homem com o espaço.”

Já deu para entender que o conceito de paisagismo vai muito além de simplesmente montar jardins. Isso acontece porque o profissional paisagista trabalha tanto com os elementos naturais, quanto com os de criação humana, além de levar em consideração também os fatores climáticos, ecológicos, características do relevo, botânicos e etc. A missão do paisagista é criar um ambiente atrativo a nível estético, promovendo a harmonia entre a interação do ser humano com o meio ambiente.

Agora que você já sabe o que é Paisagismo, está na hora de conhecer alguns dos grandes paisagistas brasileiros e suas obras!

-Roberto Burle Marx

Considerado um dos precursores do modernismo na arquitetura brasileira. Valorizava o uso das plantas nativas do Brasil em suas obras e se recusava a usar as flores exóticas vindas do exterior. Trouxe para os grandes centros as ignoradas plantas nativas, como podemos conferir em suas obras obras: Praça das Fontes, a jardinagem do Itamaraty, e o jardim externo do Palácio da Justiça, todas em Brasília. Burle Marx trabalhou também em vários projetos na cidade do Recife: Praça no bairro de Casa Forte, Praça do Derby, Praça do Arsenal, Praça da República, no Palácio do Governo, Praça do Entrocamento e Praça Euclides da Cunha.

-Rosa Kliass

É conhecida por ser uma das primeiras mulheres paisagistas do país.Em 1975 fundou a Associação Brasileira dos Arquitetos e Paisagistas (ABAP). Para Rosa, é um grande desafio atualmente, a formação de novos arquitetos paisagistas,pois a categoria ainda não é predominante no país, mas tem grande demanda e interesse no exterior. Suas principais obras são: o plano urbanístico e paisagístico da cidade de Curitiba (1965) e, em anos mais recentes e a sua participação na reformas do Vale do Anhangabaú e no projeto paisagístico do Parque da Juventude, antigo Carandiru, ambos localizados na cidade de São Paulo.

Agora que você entende melhor o que é paisagismo e conhece dois grandes paisagistas brasileiros, que tal compartilhar o post com os seus amigos da área?